Apesar da comichão ser o principal sintoma da candidíase, se nunca teve uma antes, é difícil ter a certeza do que lhe está a causar desconforto. Depois de um médico fazer o diagnóstico de candidíase vaginal, caso tenha uma novamente, poderá reconhecer mais facilmente os sintomas que a distinguem de problemas similares. Apesar disso, se tiver dúvidas, deve consultar o seu médico.

Além do prurido intenso, outro sintoma da candidíase vaginal é um corrimento leitoso ou espesso que é praticamente inodoro. Embora algumas mulheres tenham corrimento a meio do seu período menstrual, este não é normalmente uma candidíase, especialmente se não houver comichão.

Os sintomas de candidíase incluem:

  • dor
  • irritação nos grandes lábios da vagina
  • ardência, especialmente ao urinar.

É importante lembrar que nem todas as adolescentes e mulheres apresentam todas estes sintomas, e se não tiver um prurido intenso, é provavelmente outra coisa.

Porque surge a candidíase?

A cândida é um fungo normalmente presente no corpo humano. Só causa problemas quando existe em grande número. Depois, as infeções podem ocorrer não só na vagina, mas também em outras partes do corpo – e em ambos os sexos. Apesar de existirem quatro tipos diferentes de Cândida que podem causar estas infeções, quase 80% das candidíases são causadas por uma variedade chamada Candida albicans.

LEAVE A REPLY